ISSN 2965-9280

Search
Close this search box.

Líderes Sociais: Do caos para a Liderança Social

Por Carina Gonçalves - 1 Edição Março 2024

Março de 2020, Simone Silotti, uma pequena produtora rural de Mogi das Cruzes, há 90 km da capital paulista, estava preocupada com o acúmulo de 1,5 tonelada de hortaliças em suas estufas, consequência da pandemia do COVID-19 seguida por fechamento de restaurantes e feiras de todo o mundo.

Compartilhe este artigo :

Simone conversa com seus vizinhos agricultores e os encontra igualmente aflitos, contabilizam que em 3 dias, cerca de 6 toneladas de hortaliças, precisaria ser destruída pela falta de pedidos.

Além dos prejuízos financeiros, a possibilidade de desperdício em um país que voltou para o mapa da fome, para Simone, é inaceitável, e mesmo sem clareza da ação, pede para que não destruam a produção e não demitam os trabalhadores rurais, iria tentar encontrar uma solução. 

Simone cria a “Vaquinha Virtual” e se vê instrumento de engajamento. Acompanhada de otimismo motiva aos agricultores de Quatinga: “Vamos colher e doar nossa produção, vamos dar o exemplo, alguém vai ver o nosso trabalho, vamos ter fé”. Assim nasceu o “#FaçaumBemINCRÍVEL” e uma Lider Social.

O #FaçaumBemINCRÍVEL foca em superar os desafios relativos à ESG – Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G), em especial o ODS 2 – Fome e Agricultura Sustentável, ODS 12 – Consumo e Produção Sustentável, ODS 10 – Redução das Desigualdades e ODS 5 – Igualdade de Gênero.  Para além do combate à fome e à desnutrição, o projeto apoia a agricultura de pequena escala, focando sua atuação no combate efetivo das perdas de alimentos dentro da porteira, por conseguinte, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável, o combate ao êxodo rural, apoio as mulheres rurais e combate às desigualdades sociais fortemente presentes no campo.

Trata-se de um círculo virtuoso, com objetivos específicos:

  • Adquirir a produção agrícola que o produtor não está conseguindo comercializar e impedir perda de alimentos.
  • Remunerar o produtor rural a preço justo, por meio da captação de recursos privados junto a empresas preocupadas com o ESG.
  • Organizar uma logística inteligente para que os vegetais cheguem frescos às famílias em vulnerabilidade e garantir a segurança alimentar e nutricional;
  • Promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio de treinamentos, apoio a mulher rural e cooperativismo.

Em 2023, o projeto atingiu a marca de 420 toneladas de frutas, verduras e legumes resgatadas e doadas para 17 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e as áreas de Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte de São Paulo e Cubatão.

O #FaçaumBemINCRÍVEL consagrou-se como uma resposta assertiva, concreta e responsiva para superar os desafios relativos à Agenda 2030, conquistando 8 importantes prêmios, inclusive do IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, que outorgou Simone Silotti “Alma da Ruralidade”, sendo a primeira vez que o Brasil recebe esta outorga. Ela foi convidada, em novembro de 2023, a apresentar o projeto no Workshop Perdas e Desperdícios, em Brasília, a convite do MAPA – Ministério da Agricultura e Abastecimento e EMBRAPA. Em abril de 2024, a ação social e agroconsciente será apresentada para Líderes da Ruralidade das Américas, em San José, Costa Rica, a convite do IICA.

No exercício diário da liderança, Simone, em conjunto com os produtores compreendeu os desafios pós pandemia e que para garantir a continuidade da atividade agrícola, era impreterível constituir uma cooperativa. Em junho de 2021, nasce juridicamente a CAQ – Cooperativa Agrícola de Quatinga e Região.

Simone, reverbera que somente por meio do Cooperativismo é possível transpor dificuldades comuns a todo produtor de pequena escala, independente da cadeia de produção, em qualquer lugar do estado de São Paulo e do Brasil. Para além das mudanças climáticas, a alta dos insumos, as dificuldades logísticas e comerciais, falta de conectividade de qualidade, alta faixa etária dos produtores, falta de capital de giro, a agressiva especulação imobiliária no campo e outros fatores, que colocam em risco a continuidade e sucessão da atividade agrícola.

Em janeiro de 2024, a CAQ e o #FaçaumBemINCRÍVEL são declarados, por Projeto de Lei, Utilidade Pública Municipal pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

Simone, que integra, a convite da Forbes, o ForbesMulher Agro, um grupo de cerca de 40 executivas e empreendedoras que exercem cargos de liderança, gosta de salientar que nenhum projeto e nenhum líder nascem pronto e, que a nossa maior dor pode ser uma oportunidade de transformação pessoal e social.

* A Revista Líderes apoia causas sociais e convida você, Líder Social, a enviar sua história para inspirar outros por meio da sua liderança. LÍDERES MUDAM O MUNDO. Envie sua história com até 700 palavras para editorial@revistalideres.com.br.

Você pode contribuir com o trabalho da Simone Silotti, faça parte do #FaçaumBemINCRÍVEL  acesse https://facaumbemincrivel.com/