ISSN 2965-9280

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Como é liderar na área pública?

Prof. Dr. Bruno Marques Panccioni

Caríssimo leitor, neste artigo sobre “como é liderar na área pública”, faço um relato de algumas experiências que vivenciei e vivencio na área da gestão pública

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A liderança e gestão na área pública é um desafio constante, pois nem sempre toda teoria da administração, administração pública e/ou gestão de forma geral consegue ser praticada perfeitamente na realidade da gestão pública.

Como prioridade máxima, siga as regras e legislações. Seja ético, pois com um erro, no extremo de tudo, você pode perder sua carreira. Sempre revisite as descrições do seu cargo, suas obrigações e as legislações de forma geral.

Entenda que você é o gestor principal no seu ambiente. Quem “manda” ali naquele momento é você. Todos estão esperando seu posicionamento.

Só tenha o pensamento que você é um líder após de receber alguns feedbacks positivos da sua equipe e/ou dos seus pares e/ou superiores, bem como de pessoas externas experientes, as quais acompanham seu trabalho, que, em função das suas ações e dos seus resultados, te identificam como líder.

Use a vestimenta adequada de um gestor para o seu ambiente de trabalho, tenha postura de um gestor, pois você é o representante da sua unidade e, ao chegar para trabalhar, dê “bom dia” a todos que encontrar.

Busque sempre o diálogo com sua equipe, seja o mais claro possível na sua comunicação, procure registrar tudo por e-mail ou outras ferramentas, crie fluxos e os compartilhe com todos, bem como faça reuniões curtas de alinhamento toda semana, se necessário.

Tenha um olhar humano e pratique este comportamento no seu dia a dia de trabalho e até na sua vida. Mantenha o controle em função das ações de alguns funcionários, as quais podem te desafiar, pressionar ou insubordinar. Mantenha o equilíbrio e administre os ruídos; preserve o equilíbrio, a harmonia, o respeito e o profissionalismo no seu ambiente de trabalho. Mantenha seu equilíbrio emocional e racional em momentos em que seja colocado a prova. Atinja suas metas, mas não pise em ninguém.

Saiba que lidar com o “Ser Humano” não é a perfeição para se chegar a um entendimento/solução, pois cada um tem sua verdade e seus próprios interesses.

Chame as pessoas pelo seu nome. Este é um ato de valorização e respeito ao próximo, que poderá te ajudar a se aproximar de todos que precisar.

Respeite seu superior imediato, faça tudo corretamente dentro das regras para preservar sua instituição. Faça o que cabe a atribuição do seu cargo e faça mais, se necessário e do seu interesse, sem infringir regras ou prejudicar alguém, mas com o objetivo maior de beneficiar o todo institucional. Procure seu superior para avisá-lo de boas conquistas, para ter diálogos claros de trabalho, para tirar dúvidas e busque levar soluções para possíveis problemas que apresente para ele.

Ouça sua equipe em todos os níveis e sempre que puder; pergunte como está cada pessoa; como está o dia a dia no trabalho; e se estão precisando de algo. Esta conversa deve acontecer com a equipe de segurança, de limpeza, com todos os outros funcionários; e sempre tenha o diálogo mais próximo com sua equipe de gestores intermediários, que são os seus profissionais de confiança na instituição.

Troque experiências com pessoas mais experientes que você, marque um almoço, um café, pare uns instantes para ouvir e trocar; pessoas que já viveram a realidade que você está vivendo ou até outros contextos, compartilharão ótimas experiências. Tenha uma boa rede de relacionamentos/networking (interna e externa à sua empresa), pois esta vai te ajudar pessoalmente e profissionalmente.

Saiba organizar seu tempo para estar no controle do seu trabalho, bem como aprenda a delegar para ficar livre das sobrecargas operacionais, senão nunca vai planejar e viverá na operação. Saiba também fazer sua organização de demandas por prioridades.

Treinar, esclarecer, orientar e desenvolver uma equipe é de responsabilidade do gestor. Deixe sempre claras todas as regras para sua equipe, das obrigações, responsabilidades, direitos, limites, caso necessário leia as regras com o funcionário e/ou realize consultas de esclarecimentos com o jurídico ou RH.

Deixe claro que o ambiente tem gestão. Realize diálogos, elogios, repreensões e alertas sempre que necessário, individual ou em público, conforme for o momento. O ambiente de trabalho não é um local para realizar atividades particulares e pessoais. O determinado ambiente de trabalho possui regras, horário de entrada e saída, almoço com no mínimo de 1h, conforme seu regime de trabalho. Vivemos em uma sociedade, sendo que até nossas ações externas ao trabalho podem refletir no ambiente interno de trabalho.

Se você tiver uma conquista profissional resultado do trabalho em equipe, valorize e reconheça publicamente cada um que fez parte desta conquista. Enalteça quem tem esse mérito. De forma individual ou com pessoas próximas a você (de fora do ambiente de trabalho), celebre esta sua conquista profissional, do mesmo modo que também celebre com sua equipe. Sempre celebre cada conquista da forma que puder.

Pessoalmente, tenha sua espiritualidade (fé), trabalhe em um local onde você acredita, onde você tem orgulho, onde você recomendaria para seu pai, sua mãe ou filho(a) trabalhar, estudar ou utilizar.

Surgirão desafios que fogem do seu controle, entenda que você não tem controle total de tudo. Alguns problemas você vai conseguir pensar numa solução rápida, outros vão demorar um pouco para ter a solução, outros terão ajuda, mas existirão os que você não tem controle; assim, entenda, aceite e faça até onde te cabe fazer. Se você, como gestor, já deu as diretrizes para um funcionário e mesmo assim ele fez algo errado, alguns assuntos você terá que deixar “estourar” para que o funcionário aprenda que aquilo era de responsabilidade dele, que aquilo ele terá que refazer.

Caso um funcionário se negue a fazer tal função que cabe a ele, busque entender o que pode estar acontecendo naquele momento com tal funcionário antes de tomar qualquer ação, busque ter um diálogo claro, se puder, grave a conversa e tenha testemunhas. Como opção para ter o serviço entregue, visualize outros caminhos e pessoas que façam chegar neste funcionário o serviço. No extremo de tudo, ocorrerá o desgaste maior, devendo ser aplicado o regime disciplinar dos funcionários públicos.

Lembre-se que alguns funcionários são concursados e podem ter uma real estabilidade no trabalho. Mas, observe bem o comportamento de todos os funcionários no período de estágio probatório, pois ali pode-se excluir quem tenha ações e comportamentos de insubordinação e/ou erros, bem como não some à equipe/empresa; depois que o funcionário passou deste período de estágio probatório, será muito mais difícil desligar um funcionário que erre ou tenha insubordinações, pois com a estabilidade do cargo de concurso, terá que acontecer algo muito grave para gerar um desligamento ou por meio de um processo administrativo com muitas provas de erros ou insubordinações. Adicionalmente, existirão alguns poucos funcionários que podem se esconder atrás das suas descrições de cargos, os quais se encaixam no contexto relatado anteriormente, fogem das suas obrigações e querem escolher serviços. Na área pública existem muitos bons funcionários que são competentes, gostam do seu cargo, gostam da sua empresa e somam significamente para a sociedade. Você vai encontrar pessoas que querem trabalhar com você, mas também vai encontrar pessoas que só funcionam na cobrança do gestor principal.

Voltando ao fato de que você é o gestor principal no seu ambiente. Quem manda ali naquele momento é você. Os funcionários esperam as suas diretrizes e ações. Você tem que planejar, organizar, acompanhar, dar exemplo, representar e fazer acontecer. Não precisa pisar em ninguém. Seja controlado e respeitoso; evite ser autoritário. A equipe tem que te respeitar pelo que você é no dia a dia, pelo exemplo que dá, pelo que constrói, pelo tratamento com as pessoas, pelo como representa a instituição, pelos resultados que conquista, não pelo medo. Assim surge um líder. Não seja omisso nas suas ações, tenha sempre atitudes e protagonismo, pois quem tem que resolver é você (naquele momento ou posteriormente). Esteja em evidência quando necessário, projete e protagonize seus liderados sempre que possível, pois esta é uma atitude de maturidade, controle, respeito, valorização e desenvolvimento de novos líderes.

O tempo vai te ajudar em várias soluções, mas existirão situações, nas quais terá que se posicionar, pois todos da sua equipe estão esperando sua posição/decisão/ordem. A falta de posicionamento pode descredibilizar o gestor perante sua equipe.

Tenha ciência que um órgão público poderá ter muitas limitações de recursos financeiros, de reformas e de manutenções para a infraestrutura, de recebimento de equipamentos, da falta de recursos humanos para operações básicas no trabalho etc, pois regras podem mudar, a política ou gestão principal pode mudar, tendo outras prioridades de investimento diferentes para a sua unidade. Em tempo nenhum seja omisso, sempre tenha sua atitude, busque por meio do seu relacionamento com sua gestão superior, com os departamentos da sua empresa, com os parceiros, com as empresas de referência na região, com o poder executivo, com o poder legislativo e quem mais puder somar, envie seus e-mails e ofícios solicitando benfeitorias à sua unidade, pois a máquina pública tem sempre atender a sociedade.

Deixe de lado a acomodação, sempre tenha atitude, se num certo momento você achar que está infeliz no seu emprego, que nada muda, que ninguém muda na sua empresa, ligue a luz amarela, procure conversar com pessoas mais experientes que você, reflita mais sobre o assunto, pois quem pode estar precisando de atualização, é você. Ou quem pode estar precisando sair da posição que está, é você.

Busque realizar muito diálogo político com a prefeitura local, com a câmara de vereadores, com os deputados, com os parceiros, com os gestores de diversas entidades no seu território, com os gestores de departamentos da sua unidade central. Por meio destes relacionamentos, você, como gestor público e responsável pela sua unidade, poderá somar e fazer acontecer bons projetos e resultados relacionados ao seu planejamento, prospectando recursos diversos, infraestrutura, novos funcionários, em suma, somar e fazer acontecer. Sempre tenha atitude.

No órgão público, você vai engolir e aprender a engolir muito “sapo”. Caso contrário, você vai viver em constante desgaste. Caso tenha uma equipe perfeita, parabéns, valorize e agradeça sempre sua equipe, pois este cenário de equipe perfeita foge das realidades que trabalho e trabalhei, as quais são compostas por “Seres Humanos”. Saiba seu limite para cada assunto e faça sua escolha. Busque ir para sua casa sem ter um assunto “entalado na garganta”, busque resolver naquele momento na empresa, mas caso não seja possível, resolva posteriormente, após ter passado um tempo, mas resolva o assunto. Lembrando que tem assunto que é melhor nem ser tocado nele mais. Seja sempre claro no que deseja, tenha respeito com todos e terá seu respeito. Como sabemos, uma comunicação com ruídos e falhas, tem comprometida sua clareza e assertividade, logo é o principal gerador de problemas numa empresa.

Exclua a opção de acreditar que você é a pessoa mais competente, inteligente e esperta do mundo ou do seu ambiente de trabalho. Valorize sim sua formação, estudos, conhecimento e competência, mas também saiba que existem pessoas com competências e inteligências a mais que você. Tenha sua parcela de humildade, ouça, valorize quem vai poder somar para você. Destine o seu tempo com quem merece o seu tempo. Não pise em ninguém, pois o mundo dá voltas.

Ficar na operação é inadequado, você é um gestor, tem que aprender a delegar, ter a paciência e encontrar uma maneira de ensinar o outro a fazer o serviço, mas em algumas ocasiões você terá que colocar a mão na massa na operação para fazer acontecer. Isso não pode se tornar padrão. Assim que puder, passe para o outro a determinada responsabilidade, senão essa responsabilidade operacional será sua. E, resumindo, você será um funcionário operacional fixo, deixando de ser um gestor.

Só busque fazer o correto, fique longe do erro, pois o teto de todos os funcionários públicos é de vidro, somos sempre fiscalizados por todos, e no mundo atual, até julgados.

Muito cuidado com sua rede social particular, para que sua vida pessoal fique oposta ao seu trabalho (lembre-se que você é a representação da sua empresa) e para que a rede social da sua empresa tenha independência da sua rede social particular. A empresa tem que ter a rede social dela, a qual tem que ter vida própria, sem depender da sua rede social particular. Você pode repostar as notícias da sua empresa e você também pode postar nas suas redes as ações de trabalho, mas separe as redes, pois que você é o responsável por fazer a rede social da sua empresa ter vida. Logo, você tem que planejar, criar uma equipe de comunicação, organizar um fluxo de entrada dos eventos e ações institucionais, um processamento das fotos e escritas das notícias, a possível validação das notícias e posteriormente a publicação nas redes sociais e/ou divulgação nas ferramentas de comunicação internas e externas da sua instituição. Sua rede social particular é sua. A rede social da empresa é dela e não depende da sua rede social particular. Se você sair da empresa um dia, a rede social da empresa segue funcionando independente de você.

Mantenha-se atualizado com o mercado e conteúdos técnicos das legislações do referido órgão público, bem como com cursos de línguas. Mantenha-se atualizado com cursos gratuitos, pagos, pós-graduação, outras graduações, conteúdos gratuitos da web. Parar de estudar é uma opção inválida. Estude. Estude sempre que puder, principalmente se achar que já sabe tudo. Veja conteúdos de vídeos, leia, busque ter propriedade dos seus conhecimentos e enfrente qualquer medo de usar as Inteligências Artificiais.

Cuidado ao dedicar seu tempo inteiro e sua vida somente ao seu trabalho, você tem muita responsabilidade sim, mas cuide da sua saúde, lazer, família, espiritualidade, enfim, cuide de você. Pense e use a cabeça para sair da operação; delegue e faça sua gestão de tempo para trabalhar o necessário, tendo tempo com qualidade para você.

Tenha falas positivas da sua empresa ou equipe, principalmente para pessoas externas à sua empresa. Seja um gestor que defende, cuida, valoriza e vende que seu órgão/empresa/equipe tem de melhor. Caso tenha um posicionamento e comportamento diferente dos citados anteriormente, reveja onde deseja estar. Talvez você precise sair da atual empresa, pois dinheiro e visibilidade você pode conquistar novamente em uma nova empresa. Se você é um bom gestor e líder, terá a competência para buscar novos horizontes e ser absorvido em outras empresas que poderão ter uma cultura institucional que se adeque melhor ao seu perfil. Como profissional, sempre esteja presente no seu trabalho, seja o exemplo de trabalhar nos seus horários, planeje e cumpra suas metas para entregar seus resultados.

Valorize os funcionários que realmente estão ao seu lado no dia a dia no trabalho, utilize a flexibilidade como achar melhor para valorizar estes. Quem é valorizado vai ter dar menos preocupações, vai te entregar bons resultados e será um funcionário de confiança. Em um órgão público, você não pode realizar um aumento de salário por sua vontade, logo terá que encontrar outras formas de recompensas, valorização e motivação para os funcionários.

Empodere o funcionário que quer trabalhar, principalmente os gestores intermediários, que são cargos que irão assumir responsabilidades e resolver internamente na empresa. Sempre dê todo suporte necessário para este funcionário, que se torna de confiança, pois caso ele tenha possíveis desgastes no ambiente de trabalho com sua equipe departamental, ele, tendo o reconhecimento da autoridade, resolverá o que for necessário. Ademais, você como gestor principal dele, estará sempre à disposição para orientar em possíveis decisões e suporte com falas gerais ou individuais, para casos pontuais de algum desgaste ou reincidência de insubordinação.

Quem tem que cuidar da unidade é o gestor principal. O mundo perfeito é planejar e acompanhar as pessoas e resultados, mas no mundo real este gestor terá que, em alguns momentos, resolver algo que um gestor intermediário não esteja conseguindo ou na ausência dele, ou dando suporte a este gestor intermediário.

Voltando a falar que “A base de tudo é seguir as regras e legislações”, tenha muita atenção neste ponto, pois caso o gestor público faça qualquer desvio de conduta ou erro, será julgado pelas regras públicas, o que poderá te proporcionar uma desgastante experiência com um processo administrativo, ou ter que pagar advogado por sua conta, ou até ser desligado do seu cargo (perder sua carreira profissional) por justa causa (a bem do serviço público), tendo dentro deste cenário uma experiência desagradável psicologicamente, de carreira e de vida. Logo, seja ético.

O ambiente da gestão pública tem suas imperfeições e desafios, mas é de alta responsabilidade e tem regras sérias. Fico longe de afirmar que sou o melhor gestor público, mas diante de todas as limitações existentes no meu contexto geral, busco entregar meu melhor a cada dia. Tenho orgulho de trabalhar em um órgão público, de ter conquistado a posição de um gestor público, de ser reconhecido com qualidades como um gestor público, de entregar bons resultados, de somar à sociedade paulista e recomendo à quem tenha o perfil, que seja um gestor público pelo menos por um ciclo, pois aprende-se muito e mostra na prática a realidade de um órgão público, bem como é o ser humano.

Entrevista

Revista Líderes: Quem é o Prof. Dr. Bruno Marques Panccioni ?

Possuo 43 anos, sou Tecnólogo em Processamento de Dados pela Fatec de Ourinhos, Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Engenharia Biomédica. Me atualizei com cursos de gestão, formação Coaching na IAPerforma e Empretec. Sou Professor na área de Computação a 20 anos, atuando no ensino médio técnico, ensino superior de tecnologia e pós-graduação. Possuo experiência de 7 anos na coordenação de cursos superiores de tecnologia, 5 anos atuando na Agência de Inovação INOVA Centro Paula Souza e estou atuando nos últimos 6 anos na direção geral da Fatec Mogi das Cruzes.

Revista Líderes:  Visão e Propósito: Defina sua visão de liderança e o propósito que guia suas ações.

Liderança são boas práticas com qualidades a serem seguidas por um gestor. É ter a atitude de planejar, administrar, delegar, decidir, acompanhar processos e pessoas, obter resultados, bem como orientar para qualquer necessidade uma equipe, mantendo um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e ético, onde os funcionários entregam resultados individuais com qualidade, os quais somados geram resultados também com qualidade, que são os objetivos da empresa.

Meu propósito atualmente é contribuir para a sociedade, tendo a satisfação do cliente (nossos alunos) com a qualidade de formação que ele recebe; tendo a satisfação das empresas que recebem nossos Tecnólogos; bem como tendo a satisfação da equipe interna com as condições de trabalho que possuem.

Revista Líderes:  Estratégias de Pensamento: Descreva seu processo decisório em situações complexas e um exemplo de superação de desafio. Seja racional, coloque-se na posição do outro, pense de forma macro, mapeie sua problemática, cumpra as regras públicas, tenha uma comunicação clara, mantenha uma boa rede de relacionamentos e use sua experiência, conhecimentos e sabedoria para tomar a melhor decisão. Saiba ouvir quem trabalha diretamente com a demanda e pessoas com mais experiência. Após a troca de quatro membros da minha equipe direta, continuo, após um ano com a nova equipe, aprendendo a conhecer cada novo membro e como me relacionar com cada um individualmente e em grupo.

Revista Líderes: Comunicação e Influência: Caracterize seu estilo de comunicação e a técnica mais eficaz para resolver conflitos. Um gestor aprende a não ser passivo; ele deve influenciar, ser o protagonista com sua fala e ser assertivo em sua comunicação. Ser respeitoso, não agressivo, esclarecedor, mostrar sentimentos e ser assertivo (claro) na comunicação ajuda a resolver muitos conflitos.

Revista Líderes:  Crenças e Valores: Quais são seus valores inegociáveis em liderança e como suas crenças influenciam seu estilo? Respeito, confiança, responsabilidade, honestidade, justiça, qualidade, paz e empatia. Somos seres humanos, sujeitos aos erros e julgamentos, mas, como gestores, devemos ser exemplos e praticar bons valores na sociedade em que vivemos.

Revista Líderes:   Desenvolvimento de Equipe: Como identifica e desenvolve líderes em sua equipe?

Um líder sempre terá atitudes, será ético, buscará ver o lado otimista e buscará se qualificar. Tendo uma pessoa com este perfil numa equipe sob minha gestão, apoio seus investimentos na sua formação, sou flexível no que é possível para realizar este apoio de desenvolvimento, ajudo na ampliação de networking, divido minhas experiências, dou todo suporte técnico e estratégico emocional que posso, estimulo ele a buscar sua independência, ascender e protagonizar perante a equipe.

Revista Líderes:  Gestão de Erros e Aprendizado: Como lida com erros e compartilhe uma lição aprendida com um erro. Estamos sempre sujeitos aos erros. Tenho claro que posso errar, mas busco treinar, verificar e estudar para minimizar o risco do erro. Caso erre, aceito o erro e refaço para que não se repita. Subestimei o tempo necessário para entregar uma demanda e não consegui cumprir o prazo estipulado. Agora, planejo com mais antecedência para entregar certas demandas.

Revista Líderes:  Adaptação e Mudança: Como se mantém adaptável às mudanças e descreva uma mudança significativa que liderou.

 Após a substituição de quatro membros da minha equipe, há um ano, continuo aprendendo a conhecer cada um e a me relacionar individualmente e em grupo. Essa adaptação é um processo constante na minha gestão.

Revista Líderes:  Legado e Impacto: Que legado deseja deixar e como mede o impacto de sua liderança? Desejo que meu ambiente de trabalho seja reconhecido pela credibilidade e qualidade dos produtos finais entregues à população/ao mercado de trabalho. O impacto pode ser mensurado quantitativamente pelo número de produtos entregues, pela empregabilidade, pela satisfação com a qualidade na formação, pela satisfação da equipe interna, por avaliações dos conceitos dos produtos finais, pelo número de projetos na unidade, por ações que beneficiaram a empresa, pela manutenção dos cursos/departamentos, pela expansão da empresa, e qualitativamente por meio de perguntas abertas, para obter respostas que podem ser estudadas e detalhadas.

AUTOR

Prof. Dr. Bruno Marques Panccioni

Diretor da Fatec de Mogi Das Cruzes