ISSN 2965-9280
Descubra a importância de um bom controle financeiro na gestão de uma empresa na visão da contabilidade
Recentemente, a criação de novos negócios vem se tornando cada vez maior. De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB): “O Brasil registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas em 2023, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos”. Embora o surgimento de novos empreendedores seja benéfico para a economia brasileira, a má organização, por meio do controle financeiro, pode gerar diversas dívidas e consequentemente o seu fechamento.
Eu sou Gisele Ribeiro Borghi, formada em contabilidade e atuo na área há vinte anos, e um ponto que hoje noto é que atualmente é de extrema importância o aprimoramento de muitos empresários no quesito de organização financeira empresarial. Entretanto, infelizmente, vivemos em épocas em que falar da importância de um financeiro tem se tornado assustador para muitos.
Entre as suas principais causas estão: a dúvida e o medo de como começar e o pouco conhecimento da dimensão de uma boa organização. Por isso, a contabilidade é um pilar fundamental para auxiliar nas decisões que precisam ser tomadas numa empresa.
Mas, como os empresários podem obter um grande sucesso empresarial ? Vamos ver algumas dicas que podem ajudar:
1- Registros Financeiros:
Possuem a função de registrar todos os eventos financeiros dentro de uma empresa. Por meio deste controle, o empreendedor verifica o quanto ela está gerando de lucro e despesa em seu negócio.
2- Planejamento Financeiro:
Através desta ferramenta, o empresário pode ter uma boa tomada de decisão. Pois por meio dele, consegue obter planejamento de orçamentos, previsão de custos futuros, e consequentemente, evitar desperdícios.
3- Análise de Desempenho:
Com esse controle, o empreendedor consegue mensurar, por meio de relatórios, a performance das pessoas colaboradoras ou áreas de uma empresa. Assim, isso contribuirá para melhorar o engajamento da equipe, gerando o aumento da produtividade e seu negócio crescera financeiramente.
4- Tomada de Decisão:
Caso a empresa consiga aplicar as três etapas, ficará mais preparada para uma tomada de decisão, esperando entre decisões positivas, isto é, se podem gerar lucros, ou negativas, se podem gerar risco.
Quando o empresário, primeiramente, está decidido a mudar, ele consegue entender a importância de uma boa organização financeira. Além disso, incluir os pontos acima, se torna algo do seu cotidiano e trará bons resultados a sua empresa. Assim, as chances de obter um grande sucesso financeiro serão altas e seu crescimento econômico e empresarial, continuará aumentando.
AUTORA
Gicont Consultoria Contábil – gisele@gicont.com.br
© 2024Todos os direitos reservados - ISSN 2965-9280