
Por Emerson Ciociorowski · Revista Líderes, edição 12, janeiro/fevereiro de 2026, páginas 22–24.
Acabo de voltar do Japão com a sensação de quem teve um espelho colocado à frente. Um espelho desconfortável, daqueles que não mostram apenas o rosto, mas o que está por trás dos gestos cotidianos. Foram mais de trinta dias mergulhado naquele país — como turista, como usuário de serviços, como alguém atento aos detalhes — exatamente quando se completavam 35 anos da minha trajetória como consultor e 30 anos atuando como coach e mentor. Não foi coincidência. Foi quase um chamado.
Dois anos antes, eu havia estado no Japão em um contexto muito diferente: uma imersão em revitalização organizacional promovida pela AOTS | Brasil, com representantes de seis países da América Latina. Eu era o único brasileiro entre 23 participantes. Naquela ocasião, havia um consenso silencioso no grupo: os modelos de gestão japoneses eram admiráveis, quase míticos, mas difíceis de traduzir para a nossa realidade. A palavra que pairava no ar era cultura. Ou melhor, choque cultural.
Agora, de volta ao Japão, sem salas de aula, sem frameworks explícitos, sem apresentações em PowerPoint, a gestão japonesa se revelou onde ela realmente mora: no comportamento diário. No detalhe aparentemente banal. No gesto repetido mil vezes sem perder o sentido.
Usei metrôs, trens, ônibus. Caminhei por ruas impecavelmente organizadas e seguras, atravessei estações lotadas que funcionam como coreografias silenciosas. Observei filas, tempos, silêncios. E comecei a perceber que aquilo que nós, no Brasil, muitas vezes chamamos de disciplina japonesa — e às vezes até confundimos com rigidez — tem um outro nome, muito mais profundo: respeito.
Respeito pelo tempo do outro. Respeito pelo espaço do outro. Respeito pelo impacto que a minha ação pode gerar em quem está ao redor. Nada ali parece casual. E nada soa forçado.
Essa percepção ficou ainda mais clara quando me dei conta de algo que, à primeira vista, parece simples: a gratidão. A palavra “arigatō gozaimasu” ecoa por todo o Japão. Ao entrar em uma cafeteria, ao sair de uma loja, ao pagar uma compra, ao cruzar uma porta. O curioso não é a repetição. É a intenção.
Não se trata do “bom dia” automático que muitos de nós aprendemos a repetir sem presença. Lembram-se do “bom dia” nas lojas Blockbusters? Não é o script esvaziado de significado. No Japão, o agradecimento é quase um mantra coletivo. Em vários momentos, ouvi um funcionário agradecer e, imediatamente, outros se juntarem em uníssono. Cheguei a gravar o som. Não por exotismo, mas por inquietação profissional: que impacto tem esse ritual diário de gratidão sobre a forma como as pessoas trabalham?
Quando alguém agradece genuinamente pelo trabalho que realiza, algo se reorganiza internamente. A tarefa deixa de ser apenas obrigação e passa a ser contribuição. O cliente deixa de ser incômodo e passa a ser alguém que dá sentido à existência daquele trabalho. A empresa deixa de ser apenas uma fonte de renda e passa a ser um espaço de pertencimento.
A cena que sintetizou tudo isso aconteceu no aeroporto de Haneda, em Tóquio. Cheguei adiantado para o check-in de um voo da American Airlines. Antes da abertura dos guichês, cerca de doze atendentes se posicionaram lado a lado, em linha reta. Em silêncio. E, como se fosse um balé ensaiado, todos se curvaram ao mesmo tempo, agradecendo aos passageiros que estavam ali aguardando. Não era teatro. Era cultura materializada.
Essas sutilezas comportamentais não são folclore. Elas desembocam diretamente nos sistemas de gestão, na qualidade dos serviços, na eficiência operacional, na confiança entre as pessoas. O respeito é o fio invisível que costura tudo isso.
Respeita-se o cliente. Respeita-se o colega. Respeita-se o processo. Respeita-se o erro como parte do aprendizado. E, sobretudo, respeita-se a si mesmo.
Não sou ingênuo a ponto de idealizar o Japão como uma sociedade perfeita. Há conflitos, distorções, pressões e contradições que inclusive torna o Japão o país campeão do estresse. Mas existe uma massa crítica suficientemente grande que sustenta esse padrão comportamental. E quando a maioria opera a partir do respeito, o sistema inteiro se ajusta.
Ao voltar para o Brasil, esse contraste se torna quase doloroso. A falta de respeito aparece nos pequenos gestos: o elevador onde ninguém espera o outro sair, não se dá um bom dia, o trânsito agressivo, a vaga de estacionamento tomada sem pudor, o acostamento usado como atalho. Esses comportamentos não são desvios isolados. São sintomas. Não importa se está na cidadezinha de seis mil habitantes, não se atravessa um sinal de pedestre estando no vermelho, mesmo que não tenha um veículo se quer na rua.
Minha reflexão — mais filosófica do que sociológica — é simples e dura: a raiz da falta de respeito está no desrespeito consigo mesmo. Quem não se respeita, não respeita o outro. Quem não cuida dos próprios limites, invade os limites alheios. Quem não reconhece o próprio valor, precisa se afirmar atropelando.
E é aqui que essa conversa encontra a liderança.
Falamos muito de estratégia, de inovação, de inteligência artificial, de modelos ágeis, de performance. Mas raramente falamos do alicerce invisível que sustenta tudo isso. Liderar não é apenas definir metas, indicadores e planos de ação. Liderar é criar um campo simbólico onde o respeito é inegociável.
O líder que respeita o tempo do liderado, que escuta de verdade, que reconhece o esforço, que agradece com presença, cria um ambiente onde as pessoas não precisam desperdiçar energia se defendendo. E quando a energia deixa de ser consumida na defesa, ela se transforma em criação, colaboração e entrega.
O Japão me ensinou, mais uma vez, que excelência operacional não começa no processo, começa na atitude. Que o “lean production” não é apenas uma técnica de produção, mas uma filosofia de relação. Que melhoria contínua não acontece onde há medo, mas onde há respeito e segurança psicológica.
Depois de 35 anos transitando por empresas, conselhos, lideranças e culturas diversas, e de 30 anos acompanhando pessoas em processos profundos de desenvolvimento, volto dessa experiência com uma convicção renovada: não há modelo de gestão que sobreviva sem uma base comportamental sólida. Acho até curioso chamarmos soft skills, as competências que se traduzem em algo tão tangível com entregas com resultado e eficácia.
Talvez o grande desafio da liderança brasileira não seja importar metodologias, mas resgatar algo muito mais básico e, ao mesmo tempo, muito mais difícil: o respeito como prática diária. Não como discurso. Não como valor pendurado na parede. Mas como gesto concreto, repetido, vivido.
Infelizmente o desrespeito está enraizado na nossa cultura. Basta ver as lambanças que estamos vivenciando com o noticiário do dia a dia neste início de ano.
Fica aqui minha provocação final: antes de perguntar qual modelo de gestão adotar, talvez devêssemos perguntar que tipo de ser humano estamos formando dentro das nossas organizações. Porque, no fim do dia, são as pessoas — e não os frameworks — que constroem ou destroem qualquer estratégia.
Sobre o autor
Emerson Ciociorowski
É mentor de líderes, escritor e idealizador do movimento Equilibrium. Pioneiro em coaching e mentoring no Brasil, atua há mais de 30 anos em desenvolvimento humano, liderança e propósito corporativo. Autor de Executivo, o Super-Homem Solitário e do próximo livro Corporações com Propósito.
Contato: [email protected]
Biografia conforme a edição original.